Área Play

Curadoria e expografia
Laercio Redondo em colaboração com Birger Lipinski
Galeria Silvia Cintra – Box4, Rio de Janeiro, Brasil, 2023

Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição

A exposição Área Play, curada e com expografia de Laercio Redondo e Birger Lipinski, reúne cerca de 30 obras de diferentes artistas que dialogam com o trabalho de Hélio Oiticica (1937-1980), especialmente com sua obra Área Play. No original, Oiticica transportava uma pequena plataforma de 60×60 cm coberta de ladrilhos hexagonais por diversos pontos do Rio de Janeiro, criando uma interação espontânea entre a obra, os espectadores e o ambiente urbano.

Essa peça pouco conhecida de Oiticica é a principal inspiração e ponto de partida para a exposição, conectando-a com obras de artistas brasileiros de diversas gerações, que, mesmo após décadas, ainda ecoam as questões outrora postas por Oiticica, gerando uma leitura crítica e atual sobre o tempo presente.

A expografia foi pensada para reforçar a ideia de “acontecimentos poéticos urbanos”, com as obras dispostas em grandes estruturas flexíveis de madeira. Esses displays não apenas criam uma interação entre as obras e o espaço, mas também convidam o público a se envolver ativamente, como se participassem de um jogo dinâmico, no qual cada obra se relaciona de forma única com o ambiente e com os visitantes.

Artistas: Aleta Valente, Alexandre Canonico, Alexandre Vogler, Amílcar de Castro, Antonio Dias, Antonio Tarsis, Ascânio MMM, Cildo Meirelles, Cinthia Marcelle, Eloá Carvalho, Ernesto Neto, Felipe Cohen, Fernanda Gomes, Fernando Cocchiarale, Gisele Camargo, Hélio Oiticica, Iole de Freitas, Ivens Machado, João Modé, Laís Myrrha, Laura Lima, Lívia Flores, Lygia Pape, Marepe, Marina Weffort, Monica Nador + JAMAC, Rafael Alonso, Rafael Bqueer, Rubem Valentim, Runo Lagomarsino, Sonia Andrade, Vivian Caccuri.

Foto: Pedro Tressi