The Phantom Collection

Instalação
Displays, telas de projeção, vidro e cerâmica, serigrafias, audio
Exposição individual em colaboração com Birger Lipinski
Södertälje Konsthall, Suécia, 2021

Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Detalhe do display, frente
Detalhe do display, verso
Detalhe do display

O historiador de arte Gregor Paulsson (1889-1977) foi uma das figuras-chave do programa de design e arquitetura, dentro do projeto chamado Folkhemmet, que transformou a vida cotidiana da sociedade sueca a partir do início dos anos 30. Ele pensava existir uma conexão direta entre a linguagem do design e a sociedade e também acreditava que a “democratização da forma deveria ser a própria forma de democracia”.

Esta citação fazia parte da peça sonora que compunha a exposição The Phantom Collection. A instalação feita em colaboração com Birger Lipinski para Södertälje Konsthall era composta por vários displays e telas com projeções com sombras abstratas e multicoloridas que recebiam o visitante ao adentrar o espaço expositivo.

Na parte de trás das telas, o espectador descobria então que as grandes projeções eram na verdade provenientes das prateleiras iluminadas e preenchidas com objetos de vidro e cerâmica – uma coleção de objetos de design sueco dos últimos 100 anos transformados em uma espécie de jogo de sombras.

Os objetos e suas sombras, junto a peça sonora que apresentava a voz de um colecionador fictício desafiavam a percepção dos visitantes sobre o que vemos ou como entendemos a história da política e do design na sociedade sueca desde os anos 30 até nossos dias.

Foto: Jean-Baptiste Béranger, Laercio Redondo