A Estrela, O Arquiteto e O Fantasma

Exposição Individual
Laercio Redondo em colaboração com Birger Lipinski
Galeria Flach, Estocolmo, Suécia, 2023

Vista geral da exposição
Josephine, detalhe do móbile
Adolf para Josephine, série de pinturas
Vista geral da exposição
A Coleção Fantasma, detalhe
A Coleção Fantasma, vista geral

Esta exposição explora a interseção entre figuras culturais icônicas do século XX, destacando seus papéis no Movimento Modernista. Três personagens – a cantora e atriz Joséphine Baker (1906-1975), o arquiteto Adolf Loos (1870-1933) e o historiador de arte Gregor Paulsson (1889-1977) – são tematizadas por meio de seus impactos estéticos, políticos e sociais no Modernismo.

O primeiro ambiente apresenta esculturas móveis e pinturas inspiradas em Joséphine Baker, celebrando sua persona como uma mulher afro-americana que cativou a França e a Europa no início do século XX. As esculturas móveis incorporam objetos ligados à carreira de Baker, contrastando com pinturas abstratas em tons de cinza e preto que fazem referência à ‘Casa Baker’, um projeto não realizado do arquiteto Adolf Loos para a atriz, no auge de sua fama, mas ainda sujeita a preconceito em uma sociedade europeia predominantemente branca.

Na segunda sala, na obra Coleção Fantasma, o foco desloca-se para a modernidade funcionalista sueca, inspirada no lema de Gregor Paulsson: “Objetos do cotidiano mais bonitos”. Prateleiras exibem objetos de vidro e cerâmica criados com a intenção de tornar a beleza acessível e democrática. A instalação entrelaça vidro e luz, criando um espaço que mistura referências históricas, políticas e contemporâneas. O Fantasma é uma nova versão de A Coleção Fantasma, originalmente exibida em 2021 no Södertälje Konsthall, em Estocolmo.

Foto: Birger Lipinski