Rolf & Jean – Les Ballets Suédois

8 Móbiles, Dimensions Variable
Laercio Redondo em colaboração com Birger Lipinski
Stockholm Cosmology, Exposição coletiva
Liljevalchs Konsthall, Estocolmo, Suécia, 2024

Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
Vista geral da exposição
La création du monde, detalhe do móbile
Le Roseau, detalhe do móbile

Para a exposição Stockholm Cosmology, foi criada uma instalação composta por oito móbiles. O foco central recai sobre Rolf de Maré (1888-1964), colecionador de arte sueco e fundador do Les Ballets Suédois em Paris, junto com seu companheiro, o coreógrafo Jean Börlin (1893-1930). Além de dois móbiles que evocam os dois personagens, outros seis fazem referência a algumas das produções da companhia, uma das mais emblemáticas do início do século 20.

A instalação cria uma narrativa para Rolf e Jean e sua companhia, que de certa maneira foi uma “síntese da arte moderna”. Eles desafiaram os valores tradicionais, tanto na vida privada como no palco, inovando com a fusão da dança, música, artes visuais, poesia e pantomima, com destaque para a figura do corpo masculino andrógino, para criar uma experiência da obra de arte total.

Nesse trabalho como em outras instalações, os móbiles, enquanto retratos em movimento, são capazes de captar e de transmitir a essência das figuras que tematizam, evidenciando um convite à reflexão crítica sobre um momento determinado da história.

Foto: Mattias Lindbäck, Laercio Redondo